O caminho da meditação

O_caminho_para_meditacao

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Meditar é um processo que o objetivo é libertar a mente dos pensamentos. É a capacidade de criar um espaço para a mente respirar, da mesma forma que o sono permite ao nosso corpo físico descansar. Para se chegar a este estado muitas etapas precisam ser vencidas.

Demorei muito tempo para conseguir uma disciplina diária de meditação, primeiro porque meu corpo mental não havia adquirido o conhecimento suficiente para tomar a decisão de adotá-la como prática cotidiana. Depois porque meus vícios de pensamentos não deixavam que eu conseguisse permanecer imóvel, o tempo necessário para alcançar um nível de maior profundidade.

A arte da meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é, em essência, o treinamento sistemático da atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção (GOLEMAN, 1999, p. 69).

Para se perceber os primeiros resultados da arte da meditação são necessárias muitas tentativas. Esta demora em visualizar os benefícios também atrapalha o nosso avanço, porque geralmente somos imediatistas. Porém, quando finalmente reconhecemos que ampliamos nossa sensibilidade e percepção nos determinamos a novas conquistas e ampliamos as práticas de meditação.

Existem muitos livros e cursos sobre meditação, e vários são os seus tipos. Fiz o curso de meditação transcendental e estudei outras práticas até encontrar aquela com a qual atingi melhores resultados. Aconselho aos interessados iniciarem com meditações conduzidas, facilmente encontradas em CDs, para depois utilizar um método mais livre.