Pressão psicológica e dores na coluna

Pressao_psicologica

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Caso relatado no livro “Bioenergética”, autoria de Alexander Lowen.

Um rapaz cujas costas entraram num espasmo grave estava nos preparativos de sua mudança para m apartamento com a namorada. Durante dois dias estivera ocupado fazendo os pacotes e estava quase terminando quando se inclinou para pegar um livro e terminou dando entrada num hospital. A estória, conforme me contou quando fui vê-lo, era que estava em conflito a respeito de sua mudança. Seu relacionamento com a moça era bom, mas raramente livre de discussões, ciúmes e incertezas. Tinha sérias dúvidas a respeito de mudar-se e sentia-se pressionado a fazer a mudança a fim de manter o relacionamento. A natureza interveio e ele nunca se mudou. Sentiu que não podia “dar para trás” e, no entanto, foram suas costas que cederam. Acredito que fosse simplesmente isso. A tensão ficou insuportável e suas costas não agüentaram.

Outro caso envolvia uma atriz que participava de um show do qual queria retirar-se já há algum tempo. Não estava se dando bem com o diretor e com alguns membros do elenco. Além disso, estava muito perto da exaustão por causa dos inúmeros ensaios e horas extras. Queria sair mas não conseguia. Então fez aquilo que se poderia chamar de “passo em falso” e caiu abruptamente no chão. Saiu do show sobre uma maca, pois seu corpo simplesmente a havia deixado na mão. Também sobre o seu caso eu diria que a tensão estava insuportável.

A pessoa cujas costas entraram em espasmo enquanto dormia estava passando por uma pressão considerável naquela ocasião. No dia anterior, as costas tinham começado a incomodá-la. Havia corrido o dia todo, de uma tarefa para outra, mas observara que vacilava, não conseguia ficar em pés corretamente. Havia tido um ataque anterior que a havia posto na cama por uma semana e conhecia, portanto, os sintomas, mas, mesmo assim pensou: “Assim que eu terminar, vou para casa descansar, sair de cima dos pés”. Acabou o que tinha que fazer, foi para casa descansou um pouco, mas isto evidentemente não bastou. Quando o espasmo a atingiu, ficou sentindo-se mal durante uma semana.

Porque é que o espasmo acontece justamente na região inferior das costas? Por que é que esta área se mostra tão particularmente vulnerável a tensão? A resposta é que a parte de baixo das costas é o local onde se encontram duas forças contrárias para criar a tensão: uma é a gravidade, ao lado de todas as pressões que agem sobre a pessoa de cima para baixo (exigências das autoridades, culpas, deveres, cargas físicas e psicológicas). A outra é uma força de sentido ascendente que sobe pelas pernas e que sustenta a pessoa em pé na postura ereta, mantendo-a firme em face das exigências e obrigações que lhe são colocadas. Estas duas forças encontram-se na região lombossacral.