Bioenergética

Bioenergetica

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

A bioenergética é um método de libertação de bloqueios emocionais através dos exercícios respiratórios e alguns movimentos do corpo físico. Reich, um psicanalista respeitado, foi o criador desta técnica que hoje serve de base para muitas outras terapias corporais.

Para Reich, o objetivo do tratamento era o desenvolvimento no paciente de sua capacidade de se entregar totalmente aos movimentos espontâneos e involuntários do corpo, os quais fazem parte do processo respiratório. Conseqüentemente, a ênfase recaía em deixar que a respiração se processasse o mais plena e profundamente possível (LOWEN, p. 20, 1982).

No ano de 1997 e 1998 participei de alguns trabalhos com terapeutas que utilizavam a bioenergética, reconheci a eficiência do método quando me libertei de uma trauma contraído na infância em uma das sessões que participei. Em 2013 fiz uma oficina de Psicossomática em Análise Bioenergética com Walter Franco, atualmente venho estudando as Estruturas de personalidade com Josy Lucena em João Pessoa/PB.

Quando era criança vivenciei uma situação que me levou a desenvolver um medo assustador de estar em ambientes com muitas pessoas. Este medo não permitia que eu participasse de Shows com grande público, eu simplesmente não conseguia relaxar para curtir os artistas, o medo de uma catástrofe me acompanhava até o final do evento.

Fiquei curada deste problema numa sessão de bioenergética em grupo. Inicialmente o terapeuta pediu que fechássemos os olhos e respirássemos profundamente, levando o ar até o diafragma, depois ele foi orientando o grupo para aumentar o ritmo da respiração. Quando percebi estava tonta e meu corpo começou a se mover involuntariamente, algumas pessoas ao meu redor começaram a soltar gritos ou sons que me assustavam, neste momento me senti como se estivesse em meio a uma multidão, não consegui continuar, abri os olhos e me encaminhei para a saída. O terapeuta que conduzia o trabalho veio falar comigo, perguntou como estava e me reconduziu ao trabalho. Desta vez consegui ir até o fim do exercício proposto, vencendo o medo que me tomava. Logo após este trabalho consegui ir para um Show musical com grande multidão e me sentir bem.

Sou uma estudiosa e experimentadora da bioenergética e recomendo o trabalho para quem deseja identificar  e transformar tensões/medos/fobias.

Escrito por Silvana Medeiros