Exercícios físicos

Exercicios_fisicos

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Exercícios físicos constantes e moderados contribuem para manter a harmonia do corpo. Eles favorecem a produção adequada de hormônios e neurotransmissores, substâncias responsáveis pela manutenção do nosso bem estar físico e emocional, evitando a manifestação de doenças.

O homem moderno ocidental a cidade realiza um esforço mínimo devido ao tipo de vida cômoda e sedentária que leva diariamente e a uma atividade laboral pouco dinâmica. Se a isso acrescentarmos que a sua alimentação costuma proporcionar-lhe mais energia do que consome na sua vida cotidiana, teremos as chaves de uma boa parte dos males que o aflingem: obesidade ou excesso de peso, cansaço, falta de mobilidade e dor nas articulações, dor nas costas devido a posturas incorretas, etc. Sem necessidade de sermos atletas, podemos desenvolver exercícios físicos que restituam ao corpo a sua elasticidade e, em definitivo, nos ajudem a viver melhor. (ROMANGOSA, 2004, p. 52).

Desde minha adolescência procuro manter uma disciplina de exercícios, procurando conciliar prazer e obrigação. “O exercício e a dieta desempenham um papel importante no progresso da doença afetiva, e acredito que um considerável controle possa ser conseguido através de bons regimes em busca de boa forma física e nutrição”. (SOLOMON, 2002, p. 130)

Não recomendo nenhum tipo de atividade física em especial, mas aquela que proporcione satisfação durante a sua realização. Isto porque, contribui para que se torne uma prática permanente no cotidiano.

O gosto do praticante deve orientar as escolhas das atividades físicas escolhidas, regras rígidas estabelecidos por programas de treinamento muitas vezes levam a uma rápida desistência. Para aqueles que não gostam de praticar exercícios repetitivos, os esportes em geral e a dança podem ser alternativas bastante estimulantes. A quantidade de opções de atividades físicas é imensa e para todos os gostos, qualquer uma delas pode lhe ajudar a melhorar seu condicionamento físico e a sua saúde: caminhada, corrida, natação, basquete, vôlei, tênis, danças, ioga, pilates etc.

A escolha da atividade também precisa está de acordo com as condições corporais de quem deseja praticar, por isso é essencial fazer uma avaliação física antes do início e ter um acompanhamento de alguém experiente no assunto. Fui maratonista durante seis anos e meio da minha vida, época em que adquiri experiência com os limites do meu corpo, mas procuro orientação profissional para realizar novas atividades físicas.