Farmácia Natural: plantas Medicinais

Farmacia_natural

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Entrei em contato com as plantas medicinais pela primeira vez através de minhas avós, tenho agradáveis lembranças de minha avó materna colhendo erva-cidreira e capim-santo em seu canteiro de ervas. Ainda sinto a fragrância agradável que vinha dos chás que ela preparava em minha infância.

O cultivo de ervas e o preparo de chás naturais foi aos poucos substituídos em minha família pelos ¨práticos¨ remédios comprados na farmácia, mais caros e com efeitos colaterais diversos. Depois que fiz minha formação em Medicina Ayurvédica venho resgatando o cultivo e a preparo de chás naturais. Tenho sentido sensíveis mudanças em minha saúde, e muito mais prazer em cuidar de minha saúde. Abaixo recomendo algumas ervas fáceis de ter em casa e que nos proporcionam muitos benefícios.

AÇAFRÃO: Facilita a digestão. Auxilia no tratamento de estados alérgicos, inflamatórios, artríticos e em pessoas com baixa imunidade. Ainda ajuda o tratamento de asmas, bronquites, amigdalites faringites, sinusites, tosses e infecções das vias aéreas em geral. Ao facilitar a digestão contribui na recuperação de convalescentes e anêmicos.

CAPIM-SANTO: Excelente digestivo para crianças, é refrescante, capaz de tonificar a mucosa gastrointestinal ajudando a tratar casos de vômitos e diarreias.

CANELA: Ajuda nos casos de diarreias e disenterias, ajuda em casos de indigestão. Auxilia também nos casos de anorexia e fraqueza geral.

CAMOMILA: Calmante natural suave que ajuda a tratar tensões no sistema nervoso e dores nervosas, geradas por raiva, irritação ou indignação. Auxila nos distúrbios do sono e das emoções.

COENTRO: Muito útil no caso de indigestões, principalmente quando associadas a gases, cólicas, náuseas e vômitos. Também ajuda em casos de cistites, queimações uretrais, infecções no trato genitourinário, urticárias, alergias, rinites, queimações na pele e na garganta.

GENGIBRE: Ajuda no tratamento de problemas no sistema respiratório, como resfriados, gripes, bronquites, laringites e tosses. Atuam também nos problemas de dores abdominais, náuseas, vômitos por indigestão e cefaleias digestivas. Tem efeitos antirreumáticos, contribuindo no tratamento de artrites, artralgias e dores musculares.

HORTELÃ: Boa para a digestão, tonifica o estomago, fígado e vesícula biliar. No intestino tem ação vermífuga, protegendo contra giárdias e amebas. Nos pulmões tem ação broncodilatadora e expectorante.

PIMENTA DO REINO: Trata problemas de indigestão, tem ação expectorante e analgésica.

ROMÃ: Recomendado nas dores de garganta, amidalites crônicas, gastrites, úlceras gástricas, diarreias, disenterias e colites. Atua sobre as mucosas brônquicas e ginecológicas, tratando bronquites e leucorreias.

Veja outras dicas sobre tratamentos naturais.