A influência dos cinco elementos em nossa mente segundo a Ayurveda

A_influencia_dos_cincos_elementos_em_nossa_mente_segundo_a_ayurveda

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Na visão da Ciência da Vida – Ayurveda – a matéria tem atributos que promovem a criação, recriação e diversificação de todas as formas de vida que existem no universo. Estes atributos são denominados gunas. A mitologia Hindu explica através dos Deuses como estas forças atuam na natureza e em nossa mente.

gunas e deuses

Os deuses Brahma (criação), Vishnu (conservação) e Shiva (destruição), representam as três forças essenciais do Universo. Partilham do ideal de que tudo que é criado e/ou nascido deve evoluir, manter-se e, de uma forma ou de outra, acabar-se, destruir-se. Isso com tudo: pessoas, animais, objetos, mundo, universo, etc… Sem visões negativas e/ou positivas; todas são necessárias e essenciais.

Brahma representa a pureza do amor incondicional, cria com a energia sattwa. Pessoas, animais, alimentos em que a energia sattwa se manifesta em maior proporção estão mais propensos a evolução, progresso e aperfeiçoamento. Esta energia promove o desejo de compreender, perdoar, de manifestar amor e afeição, fraternidade e compaixão. A consciência instruída por sattwa age de modo puro e iluminado, em busca de uma solução favorável a todos os seres vivos.

Shiva representa a força do movimento que gera transformação, utiliza energia rajas. Os seres em que predomina esta energia tem tendência ao movimento constante, dissociado do aprendizado. Estes estão mais ligados ao plano físico, aos desejos e prazeres, reagindo e enfrentando a vida com agressividade e impulsividade. Agem movidos pela auto-satisfação.

Vishnu representa a conservação ou manutenção da vida. Os seres em que predomina esta energia tem maior tendencia a ociosidade, a estagnação, indiferença e inatividade. Mulheres e homens com excesso desta energia não se ocupam em compreender a vida e não buscam nenhum tipo de solução para seus próprios problemas.

Estas três energias estão presentes em nossa vida e tem seu valor para a saúde. Compreendendo que elas influenciam nossa mente e a maneira como vivemos, podemos escolher alimentos, ambientes, animais e pessoas que nos ajudem a ampliar os atributos que equilibram a mente, promovendo harmonia e paz. Em nossa próxima publicação explicaremos como podemos conseguir este equilíbrio.

Veja a oficina de Ayurvéda que ofereceremos no Carnaval em João Pessoa

Escrito por Silvana Medeiros