Doenças psicossociais: superação de preconceitos

Doencas_psicoteraupetas

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

O número de pessoas que tem algum tipo de distúrbio psicossocial ou que vivencia esta realidade com um de seus familiares cresce todos os dias. Contudo, percebo que ainda precisamos vencer o preconceito com estes tipos de enfermidades, um grave obstáculo para que estes males sejam tratados adequadamente em seus primeiros estágios.

As pressões para que nos enquadremos em perfis de beleza e inteligência, alcancemos resultados escolares e profissionais são muito fortes, e começam logo cedo na infância. Quando as crianças, adolescentes ou mesmo jovens adultos apresentam características que fogem aos padrões culturais vigentes ou que podem interferir em sua produtividade passam a ser vítimas de assédio moral, muitas vezes dentro da própria casa.

Estas pressões geralmente detonam um quadro de ansiedade e stress, que se não for adequadamente cuidado pode evoluir para distúrbios mais graves: depressão, bipolaridade, psicoses, esquizofrenia etc. É preciso ficarmos atentos com nossa saúde psicossocial e conscientes de que estes males podem afetar qualquer pessoa.

Os sintomas podem aparecer de diversas maneiras: falta de atenção, falta de apetite, nervosismos, irritação, falta de concentração, perda ou ganho de peso, falta de ar, taquicardia etc. Eu vivi esta realidade e sofri muito até ser diagnosticada com depressão.

Perceber que somos diferentes e temos necessidades diferentes pode nos ajudar a nos cuidar adequadamente e melhorar nosso rendimento. Ao vivenciar uma doença psicossocial tive muita dificuldade até ser diagnosticada. Quando finalmente recebi o tratamento adequado, transformei hábitos e encontrei em uma rotina mais tranquila e fui aos poucos reencontrando minha saúde psicológica e uma convivência social mais saudável. No livro saúde e espiritualidade explico minha trajetória e luta para vencer a depressão, e aponto alternativas para tratamento.

Recursos que podem ajudar no tratamento dos sintomas:

AyurvedaMeditaçãoalimentaçãoReikepsicoterapiaexercícios físicos, yoga.

Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura.