Receitas para a Saúde: Alimentação

Receitas_alimentacao

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Me preocupo quando algum alimento, erva ou medicamento vira moda n área de saúde, de vez em quando uma nova pesquisa descreve os benefícios de um gênero alimentício, como: aveia, quinoa, óleo de coco, brócolis, tomate etc. Em seguida a divulgação dos resultados sobre os itens pesquisados o consumo do produto aumenta, em grande parte estimulado pela industria do setor que está sempre de plantão para aproveitar as descobertas científicas para ampliar seus lucros.

É preciso ter muito CUIDADO com alimentos, ervas ou medicamentos recomendados pela mídia, pois geralmente este setor tem interesses de comercialização relacionados a venda dos mesmos. Outra questão importante a ser considerada é a de que nenhum tipo de chá, grão, fruta ou verdura faz bem a todas as pessoas. Por mais que cada um deles tenha qualidades nutricionais ou terapêuticas valiosas não servem para todos os tipos de pessoas.

Tive experiência de alguns anos com a naturologia e hoje sigo a dieta recomendada pela Ayurveda. Segundo a tradição Ayurveda cada pessoa tem um tipo constitucional diferente determinado na hora de seu nascimento, influenciado pela sua bagagem kármica, pelo estado físico, emocional e mental de seus pais, e ainda pelo meio ambiental e social em que nasce. Assim, ter saúde durante a vida depende de uma rotina diária e uma alimentação adequada a cada tipo constitucional específico. Contudo, quando chegamos a vida adulta, devido a hábitos físicos, emocionais e mentais inadequados ao nosso constitucional desequilibramos cada um dos nossos corpos. O tratamento Ayurvédico tem início com o diagnóstico destes desequilíbrios, depois utiliza suas técnicas, e uma dieta que inclui o uso da alimentação e das ervas medicinais para reequilibrá-los.

No carnaval promoveremos um oficina de Ayurveda para quem quer aprender como escolher uma rotina diária mais adequada aos seu tipo constitucional e aos desequilíbrios que foram gerados no decorrer de sua história de vida.