Qual a melhor terapia e o melhor terapeuta

Qual_a_melhor_terapia-e_o_melhor_terapeuta

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Me cuido com terapias integrativas há mais de de 20 anos, neste percurso já fui ajudada por muitos terapeutas. Cada um contribuiu com a minha saúde, me ajudando a descobrir e a lidar com o desequilíbrio que estava na raiz da enfermidade que me levou até seu consultório.

Com o tempo e o aprendizado pessoal percebi que os terapeutas tinham o limite de sua própria experiência, e que eles só podiam me ajudar até a etapa da estrada que haviam percorrido. Pois o terapeuta/ser humano só pode ensinar o que aprendeu.

O Terapeuta não é o sujeito suposto saber, é o sujeito suposto escutar. Por essa razão, na sua formação insiste-se muito nesta qualidade de escuta. Ele não sabe tudo, ele tudo escuta. Antes de escutar uma palavra, e o que ela expressa do inconsciente, deve aprender a escutar as coisas que não fazem barulho. É por essa razão que seu primeiro livro de estudos é o da natureza: aprender a ouvir as pedras, as árvores, as diversas coisas, vai prepará-lo a abrir-se ao que não faz barulho em um corpo; a escutar a dimensão material do ser humano. No ser humano, há a presença da natureza: o mineral e o vegetal. (Jean-Yves Leloup, Livro Uma arte de Cuidar, p. 63).

Compreendi que não existe terapeutas ou terapias ruins. Existe enfermidades ou estágios de enfermidades que demandam cuidados com técnicas terapêuticas adequadas a cada situação. Existe profissionais que não têm a experiência e a técnica que o meu tratamento requer, por não utilizar a terapia que preciso ou por ainda não ter experiência pessoal suficiente.

É essencial que clientes e terapeutas estabeleçam uma relação de humildade e sinceridade para admitir quando se esgotarem os recursos para um determinado tratamento. Neste momento o cliente deve ser encaminhado ou se encaminhar para uma nova abordagem terapêutica com um profissional que possa dar continuidade a sua busca por saúde. O melhor terapeuta é quele que me ajuda a encontrar a razão do mal que me aflige e o caminho da saúde. Pois somos infinitos e nesta caminhada precisaremos de muitos para chegarmos a completude/saúde.