Câncer: significado espiritual/psicológico

Cancer_significado_espiritual_psicologico

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook 0
Share on google
Google+ 0
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Para entender nossas explicações recomendo que amplie seu olhar sobre as razões ocultas das doençasCompreendemos que cada doença tem o objetivo de nos alertar sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos equivocados. Quando começamos a acessar os significados simbólicos de nossas doenças temos a oportunidade de nos autoconhecer e transformar as posturas que estão na origem da enfermidade que enfrentamos. Explico este processo com detalhes em meu livro: Saúde e Espiritualidade.

Para Rudiger Dahlkle (2010), em seu livro a Doença como Símbolo, o CÂNCER está relacionado ao medo que temos de viver da maneira que desejamos. Ao reprimir nossos impulsos, desejos, idéias e emoções vivenciamos um processo contínuo de insatisfação que no corpo físico se manifesta através do surgimento das células desestruturadas/cancerígenas. Segundo Rudiger (2010) “o câncer realiza corporalmente o que seria necessário no correspondente âmbito da consciência; o câncer como iniciação: um resultado incisivo, uma cesura decisiva na vida…(p. 100)”

Seguindo esta linha de pensamento o câncer é uma manifestação corporal resultante de um problema que não foi enfrentado adequadamente pela consciência relacionada a parte do corpo em que se manifesta. Assim a doença surge como um impulso de expressão agressiva e violenta que realiza no corpo o que a consciência não conseguiu realizar na vida. O Câncer expressa toda a carga de frustração e revolta contra a forma de vida que aceitamos mas, que intimamente nos machuca.

Em momento oportuno falaremos da significação do câncer de acordo com a área em que se manifesta. Este estudo vai oferecer informações para aquele que procura cuidar dos sintomas característicos do câncer e realiza a desafiadora caminhada em direção a sua cura real: entender o significado da sua enfermidade para enfrentá-la através da transformação de sua postura de vida.

Tratamento: reconhecer que não sabe lidar e expressar algumas informações, situações, sentimentos, pensamentos que habitam sua consciência. Usar a própria energia para encontrar os meios de expressão que possam liberar a tensão represada. Colocar para fora os conteúdos considerados indesejados.

Recursos terapêuticos: Indico prioritariamente uma psicoterapia ou psicanálise, e outras técnicas auxiliares como medicina ayuvédica,  MeditaçãoalimentaçãoReikepsicoterapiaexercícios físicos,  yoga. Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura. Para encontrar os caminhos mais adequados ao eu caso estude seus problemas.

 

Escrito por Silvana Medeiros