Câncer: significado espiritual/psicológico

Cancer_significado_espiritual_psicologico

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Para entender nossas explicações recomendo que amplie seu olhar sobre as razões ocultas das doençasCompreendemos que cada doença tem o objetivo de nos alertar sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos equivocados. Quando começamos a acessar os significados simbólicos de nossas doenças temos a oportunidade de nos autoconhecer e transformar as posturas que estão na origem da enfermidade que enfrentamos. Explico este processo com detalhes em meu livro: Saúde e Espiritualidade.

Para Rudiger Dahlkle (2010), em seu livro a Doença como Símbolo, o CÂNCER está relacionado ao medo que temos de viver da maneira que desejamos. Ao reprimir nossos impulsos, desejos, idéias e emoções vivenciamos um processo contínuo de insatisfação que no corpo físico se manifesta através do surgimento das células desestruturadas/cancerígenas. Segundo Rudiger (2010) “o câncer realiza corporalmente o que seria necessário no correspondente âmbito da consciência; o câncer como iniciação: um resultado incisivo, uma cesura decisiva na vida…(p. 100)”

Seguindo esta linha de pensamento o câncer é uma manifestação corporal resultante de um problema que não foi enfrentado adequadamente pela consciência relacionada a parte do corpo em que se manifesta. Assim a doença surge como um impulso de expressão agressiva e violenta que realiza no corpo o que a consciência não conseguiu realizar na vida. O Câncer expressa toda a carga de frustração e revolta contra a forma de vida que aceitamos mas, que intimamente nos machuca.

Em momento oportuno falaremos da significação do câncer de acordo com a área em que se manifesta. Este estudo vai oferecer informações para aquele que procura cuidar dos sintomas característicos do câncer e realiza a desafiadora caminhada em direção a sua cura real: entender o significado da sua enfermidade para enfrentá-la através da transformação de sua postura de vida.

Tratamento: reconhecer que não sabe lidar e expressar algumas informações, situações, sentimentos, pensamentos que habitam sua consciência. Usar a própria energia para encontrar os meios de expressão que possam liberar a tensão represada. Colocar para fora os conteúdos considerados indesejados.

Recursos terapêuticos: Indico prioritariamente uma psicoterapia ou psicanálise, e outras técnicas auxiliares como medicina ayuvédica,  MeditaçãoalimentaçãoReikepsicoterapiaexercícios físicos,  yoga. Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura. Para encontrar os caminhos mais adequados ao eu caso estude seus problemas.

 

Escrito por Silvana Medeiros