Insônia: significado psicológico e espiritual

insonia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Hoje acordei as 3:30 da madrugada e lembrei do período em que sofri de insônia, estar acordada quando todos dormem em sua casa. O maior problema da insônia é que geralmente ela vem acompanhada da angustia e ansiedade, sentimentos que dificultam a concentração em atividades que produzissem o relaxamento para o sono.

Segundo Dahalke (2010) a insônia resulta do nosso medo de perder o controle sobre os acontecimentos, dificuldade de aceitar e confiar na sabedoria da vida. O excesso de energia Yang (masculina/atividade) responsável por nosso movimento no mundo produz um estado de tensão que impede o relaxamento imprescindível ao nosso corpo. É a energia Ying (feminina/passividade) que possibilita nosso descanso e a calma para lidar com as realidades desconfortáveis que todos precisam enfrentar no cotidiano.

Tratamento: Desacelerar o ritmo de compromissos e atividades diárias.

Recursos: Recomendo iniciar pelos recursos mais acessíveis e gradativamente integrar a terapia cognitiva para lidar com os medos. Inicie tomando chás relaxantes durante todo o dia: camomila e erva-doce. Avalie o tipo de Alimentação, inclua atividades físicas de baixo impacto, procure um terapeuta Floral e um psicoterapeuta ou psicanalista para entender e enfrentar seus medos. Você pode utilizar muitos outros recursos, como Reikepsicotrópicos e muitos outros instrumentos para a cura.