Hemorroidas: significado psicológico/espiritual

Hemorrodeas_significados

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Print

Quem sofre com hemorroidas relata seus vários incômodos: dores, inflamações, sangramentos etc. Não há dúvidas que se trata de um problema que precisar ser estudado e resolvido antes que se complique. Sempre iniciamos nossas reflexões lembrando que partimos do paradigma que percebe a doença como uma consequência de nossos atos, pensamentos e emoções.

Segundo Dahlke (2010) o reto representa o submundo e o ânus a porta de saída deste lugar. Simbolicamente no submundo encontram-se as informações que não foram assimiladas, o que não foi digerido e precisa ser expelido. Quando algum problema se apresenta nestas áreas apontam para uma dificuldade em lidar e colocar para fora o que não é desejado pela consciência.

Significado psicológico/espiritual: alguns aspectos da personalidade são indesejados e tentamos reprimi-los a qualquer custo, por isso bloqueamos a sua expressão. Os conteúdos que consideramos sujos ou feios lutam para sair e fazemos pressão para contê-los, por isso ocorre a dilatação dos vasos (condutores da energia vital). Inconscientemente bloqueamos os conteúdos indesejados através da força vital, que fica represada e leva a inflamação dos seus condutores. Ficamos paralisados diante de nossos medos e conflitos e bloqueamos nossa própria energia.

Tratamento: reconhecer que não sabe lidar e expressar algumas informações, situações, sentimentos, pensamentos que habitam sua consciência. Usar a própria energia para encontrar os meios de expressão que possam liberar a tensão represada. Colocar para fora os conteúdos considerados indesejados.

Recursos terapêuticos: Indico prioritariamente uma psicoterapia ou psicanálise, e outras técnicas auxiliares como medicina ayuvédicaMeditaçãoalimentaçãoReikepsicoterapiaexercícios físicos, yoga. Conheça outros recursos que podem ajudar a sua cura. Para encontrar os caminhos mais adequados ao eu caso estude seus problemas.