Insuficiência cardíaca: significado espiritual/psicológico

Insuficiencia_cardiaca_significado_espiritualpsicologico

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Para entender nossas explicações recomendo que amplie seu olhar sobre as razões ocultas das doenças. Compreendemos que cada doença tem o objetivo de nos alertar sobre pensamentos, sentimentos e comportamentos que nos agridem. Quando começamos a acessar os significados simbólicos de nossas doenças temos a oportunidade de nos autoconhecer e transformar as posturas que estão na origem da enfermidade que enfrentamos. Explico este processo com detalhes em meu livro: Saúde e Espiritualidade.

SIGNIFICADOS: Segundo Dahlke (2010) o coração é o lugar simbólico de nossa alma, onde reside nossa humanidade. Segundo este autor o coração representa o Divino em nós, o lugar onde cultivamos sentimentos profundos por nós e pelo mundo.

O coração está relacionado com o chacra cardíaco, centro energético em que desenvolvemos a capacidade de amar. As experiências afetivas que marcaram nossa história ficam registradas neste chacra, quando reconfortantes geram padrões de saúde, quando dolorosas produzem padrões de dor e ressentimento. A maneira como entendemos o amor e o expressamos pode gerar equilíbrio ou desequilíbrio energético neste chacra e interferir diretamente no funcionamento do coração.

Sentimentos dolorosos que não são expressos e superados contaminam nossas relações afetivas, muitos de nós passa a reprimir sentimentos por medo de sofrer novamente, e aos poucos a vida vai se tornando triste e sem sentido. A repressão de emoções e sentimentos faz com que o chacra cardíaco perca energia e fique debilitado, consequentemente o coração vai perdendo força e vitalidade até que se instala a insuficiência cardíaca.

Tratamento: olhar para as mágoas, ressentimentos, decepções e tristezas que marcaram sua caminhada, procurando entendê-las e elaborá-las. Aprender a perdoar e ampliar a capacidade de amar as pessoas, os animais, a natureza e a vida.

Recursos recomendados: PsicoterapiaBiodançaflorais;fitoterapiamassagem e outros.

Em minha caminhada aprendi que podemos nos curar quando descobrimos como adoecemos, mas geralmente precisamos de ajuda quando nos encontramos em meio as crises que periodicamente enfrentamos. Os recursos terapêuticos existem para restabelecer o equilíbrio perdido e recriar uma vida mais feliz e alegre. Tenha coragem de experimentá-los e ampliar sua percepção sobre sua vida.